Elaboração de Análise Ergonômica do Trabalho
A Análise Ergonômica do Trabalho – AET e a Avaliação de Exposição Preliminar – AEP são ferramentas usadas para a análise das condições ergonômicas do ambiente de trabalho, seja na parte física, organizacional e/ou cognitiva do trabalho.
Para quem é
De acordo com a Norma Regulamentadora – NR 17 a AET e AEP são ferramentas necessárias para as empresas que possuem trabalhadores regidos pela CLT e que tenham demandas de exposição a fatores ergonômicos que possam acarretar em afastamentos e lesões por Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT.
Quais os Objetivos
O objetivo das análises é de identificar e corrigir as condições na relação do homem com o seu instrumento de trabalho e corrigi-los, para que essa relação seja a menos nociva possível para a saúde do trabalhador.
O que acontece se a empresa não realiza o trabalho
Caso a empresa não realize esse trabalho ela poderá notificada a multada pela fiscalização do Ministério do Trabalho
Como a GV atua dentro desse serviço
Temos uma abordagem de desenvolvimento da Análise Ergonômica do Trabalho – AET que considera a aplicação de ferramentas conceituadas como os métodos preconizados pelo NIOSH, RULA, método Suzanne Rodgers, análise de tempos e métodos, clima organizacional e avaliação psicofisiológica para a elaboração de uma ferramenta assertiva que possa gerenciar os fatores ergonômicos no ambiente de trabalho.